A pintura
mural do período românico exerceu uma função semelhante à do relevo no seu
carácter doutrinal e pedagógico.
Estas
pinturas revestiam os interiores, das absides aos pórticos de entrada.
A pintura e
a escultura contribuíam para reforçar o ambiente místico que se pretendia
atribuir à Casa de Deus, criando dentro das igrejas um espaço de encantamento e
surpresa.
Comparativamente
à escultura são poucos os exemplos que hoje restam da pintura mural românica
devido à degradação provocada pelo tempo.
No caso da
pintura prevalece a temática religiosa com representações de cenas dos
evangelhos e das vidas dos santos. A falta de naturalismo do desenho anatómico
não retira expressividade a estas pinturas apesar de, aos nossos olhos, poderem
parecer algo ingénuas.
A
iconografia do Cristo em Majestade cobria a superfície da abside do altar-mor em
muitas igrejas. A Sua figura dominava o
espaço centralizando a atenção dos fiéis durante a liturgia.
Cristo era
juiz e imperador, detentor de todo o poder e sabedoria.
A pintura
sobre os livros sagrados (iluminuras)
foram outra importante forma de expressão desenvolvida ao longo de toda a Idade
Média.
Estes livros
eram produzidos nos scriptoria dos mosteiros por monges
especializados. Eram produtos raros e preciosos, destinados a uma restrita
clientela de eruditos. Daí que as iluminuras tenham um carácter
narrativo menos popular e imediatista que as outras formas de expressão atrás
abordadas.
Estas
pinturas podiam ocupar páginas inteiras com ilustrações dos textos que
acompanhavam ou reduzir-se à decoração de letras iniciais dos capítulos ou
parágrafos (capitulares).
As técnicas
utilizadas denotam uma extraordinária destreza na execução e uma imaginação sem
limites traduzida na variedade de temas, na fantasia das formas e na riqueza do
colorido.
A pintura
estava a caminho de se converter numa forma de escrita por imagens.
Esse recurso
a métodos mais simplificados de representação deu ao artista da Idade Média
grande liberdade para experimentar novos métodos de composição visual.
Sem esses
métodos os ensinamentos da igreja nunca poderiam ter sido traduzidos em formas
visíveis.
Nos séculos
seguintes este tipo de representação iria conhecer novos desenvolvimentos.
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