quarta-feira, 29 de maio de 2013

A Cultura Cortesã (catedral 4)


O renascimento das cidades criou também uma nova cultura popular, mais profana* e humanista, que se fez notar primeiramente nas cidades. Foi uma cultura essencialmente oral, gerada nas muitas festas e romarias que nessa época se organizavam.

*Profano
adj. Que é estranho, que não pertence à religião. / Que viola a santidade de coisas sagradas. // Música profana, a que não é religiosa. 

Era comum fazerem-se procissões e representarem-se autos*, seguidos de danças e cantares animados por menestréis*, jograis e artistas de circo que se exibiam nas ruas e nas praças.

*Auto
s.m. Peça teatral em forma poética, de origem medieval, que focaliza temas religiosos e profanos. Criação essencialmente popular, apresenta uma linguagem que integra vocabulário e expressões consagradas pelo povo. Divide-se em partes declamadas, bailados e cantos, geralmente acompanhados por pequenos conjuntos musicais.

*Menestrel
s.m. Músico-poeta ambulante da Idade Média.

Os textos desses cantares eram poesias simples ditos na língua vulgar e acompanhados por música. Falavam da amor ou brincavam com situações e figuras do quotidiano. Assim surgiu o primeiro género das literaturas nacionais europeias: a poesia trovadoresca (em Portugal as cantigas de amigo, de amor e de escárnio e maldizer).  Trovadores profissionais levaram este género para os serões das cortes reais.

A época gótica conheceu uma suavização dos costumes e das mentalidades, facto para o qual a Igreja muito contribuiu, instituindo um novo código de cavalaria, que fazia do guerreiro um paladino da paz e da justiça, em nome de Deus.

Os grandes e poderosos da época, nobres e eclesiásticos, cultivaram o conforto e o luxo (na habitação, no vestuário e na mesa) a par do prazer e da diversão.

Praticavam-se jogos guerreiros (justas*, torneios e caçadas), que mantinham a actividade física e das armas em tempo de paz, e faziam-se saraus* nos palácios, com banquetes, bailes, declamação de poesia, sempre acompanhada por música e representações teatrais.

*Justa
s.f. Combate entre dois cavaleiros armados de lança. / Duelo, torneio. 

*Sarau
s.m. Reunião festiva, à noite, para dançar, ouvir música e conversar. / Reunião noturna, de finalidade literária

Nos meios cortesãos* começaram a gerar-se novas regras sociais, pautadas por uma apresentação física mais cuidada e pela maior civilidade e cortesia no falar e no agir.

*Cortesão
adj. e s.m. Que ou aquele que pertence à corte; palaciano; Adj. Gracioso nas maneiras e palavras, delicado, elegante. S.m. Aquele que procura agradar com lisonjas e adulações. / Homem cortês e afável.

Cortesia
s.f. Maneiras delicadas, urbanidade, civilidade, polidez, afabilidade: receber com cortesia. / Saudação, cumprimento respeitoso; mesura. // Fazer cortesia com chapéu alheio, mostrar-se pródigo à custa de outrem.



Sem comentários: