quinta-feira, 30 de maio de 2013

Cultura da catedral - Ficha de Trabalho

Curso Profissional de Animação 2D 3D
História da Cultura e das Artes – Módulo 4 – A Cultura da Catedral
Ficha de trabalho
As tuas respostas devem ser registadas numa folha A4 pautada ou quadriculada

No século XII a Europa conheceu um lento crescimento económico.
O desenvolvimento das técnicas e processos agrícolas* permitiram uma produção excedentária o que levou a um crescimento demográfico com vantagens para as condições de vida da população.
A indústria e o comércio voltaram a desenvolver-se e deu-se o reaparecimento das feiras que impulsionaram o crescimento das cidades.

1.No contexto acima descrito, surgiu nas cidades (burgos) uma nova classe social que veio a ganhar grande protagonismo. Qual a designação dessa classe social?

2.Os senhores feudais perderam poder político e económico. Explica porquê.

Mas o crescimento da Europa medieval conheceu períodos de grandes dificuldades. Vários factores contribuíram para uma séria recessão económica em meados do século XIV.
A Peste Negra, trazida do Oriente, provocou uma grande quebra demográfica pois matou entre um terço a metade da população europeia.

3.A Peste Negra foi uma pandemia. Explica o que entendes por pandemia.

4. Escreve um pequeno texto no qual exponhas a tua visão pessoal sobre o surto de Peste Negra na Europa do século XIV e as suas consequências sobre o modo de viver e pensar das populações afectadas.

A partir do século XII o mundo urbano renasceu na Europa, após séculos de ruralidade.
As cidades voltaram a dinamizar a vida económica, social e cultural, enfraquecendo o poder e a importância dos senhores feudais.

5. Caracteriza de forma sumária uma cidade medieval indicando os aspectos que te pareçam mais significativos (edifícios e espaços urbanos).

O renascimento das cidades criou também uma nova cultura popular, mais profana e humanista, que se fez notar primeiramente nas cidades. Foi uma cultura essencialmente oral, gerada nas muitas festas e romarias que nessa época se organizavam.

6.Era comum representarem-se autos. Explica o que entendes por auto.

7. Nos meios cortesãos começaram a gerar-se novas regras sociais. Caracteriza sumariamente essas novas regras.

A catedral foi, nesta época, o símbolo das cidades e o motivo de orgulho dos seus habitantes que participavam activamente na sua construção. O estilo arquitectónico dessa catedrais foi designado como gótico.

8.De que forma participavam os habitantes da cidade na construção da sua catedral?

Observa atentamente a imagem.


9.Partindo da observação da imagem caracteriza o aspecto exterior da catedral gótica.



Sem comentários: