quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Senado e República (módulo 2)

Através de um golpe de Estado, os patrícios conseguiram tomar o poder, criando a República, res publica, que significa “coisa pública” em latim.O controle sobre a República não era exercido por todos os habitantes, mas apenas pelos cidadãos patrícios.
Dessa forma, com o golpe de Estado, o Senado Romano passou a deter o poder político em Roma até o final da República, em 27 a.C.

A República Romana teve início em 509 a.C. a partir de uma revolta dos patrícios que tirou do poder a monarquia etrusca.

Durante o período republicano, Roma transformou-se de simples cidade-estado num grande império, voltando-se inicialmente para a conquista da península Itálica e mais tarde para a Gália e todo o mundo da orla do mar Mediterrâneo.

O Senado ganhou grande poder político. Os senadores, de origem patrícia, cuidavam das finanças, da administração pública e da política externa. As atividades executivas eram exercidas pelos cônsules e pelos tribunos da plebe. 
Esta fase da história romana vai até ao estabelecimento do Império em 27 a.C.

O Senado tornou-se a mais alta autoridade do Estado.

Os senadores exerciam o seu cargo que continuava a ter carácter vitalício.
Durante a República, o Senado romano fiscalizava e controlava: 
-a justiça,
-as finanças públicas,
-as questões religiosas 
e dirigia a política externa, incluindo a componente militar

cônsul era o magistrado supremo na República Romana.

Neste período, os cônsules, em número de dois, eram os mais importantes magistrados: comandavam o exército, convocavam o Senado, presidiam aos cultos públicos e, em épocas de "calamidade pública" (derrotas militares, revoltas dos plebeus ou catástrofes), indicavam o ditador que teria poderes absolutos por seis meses.

O ditador teria de ser aceite pelos membros do Senado.

Durante os primeiros dois séculos de sua existência, a república expandiu-se através de uma combinação de conquista e aliança, da Itália central para a península Itálica inteira.

No século seguinte, incluía parte do Norte da África e da Península Ibérica, Grécia, e do território que é hoje a França.

Mais tarde, no período de maior extensão do Império, viria a incluir grande parte do próximo e Médio Oriente, extensões significativas na Europa Central e do Norte e ainda a Britânia. 

Sem comentários: