quarta-feira, 29 de março de 2017

A Cultura do Espaço Virtual (3) Globalização

O termo Globalização, tal como o aplicamos hoje, começou por designar a organização de estratégias de produção e de consumo à escala mundial, estabelecidas pelas grandes potências económicas.
O conceito tem vindo a alargar-se a outras áreas (ambientais, ecológicas, sociais, culturais…). Globalização passou a designar o estreitamento das relações internacionais à escala mundial.

O fenómeno da globalização está ligado ao ritmo do desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação.

Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contacto com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais.

Porém, a globalização desenvolveu-se de forma espantosa no final do século XX, logo após a queda da União Soviética e do bloco comunista que marcou o fim da Guerra Fria. A expansão das rotas de aviação comercial conheceu um desenvolvimento absolutamente espantoso.
Sem a oposição do bloco comunista, o neoliberalismo impulsionou o processo de globalização económica. O Espaço Virtual é a ferramenta fundamental para o sucesso desta revolução.

A primeira revolução industrial começou no século XVIII. Resultou do desenvolvimento da produção mecânica através da máquina a vapor e da revolução dos transportes ferroviários. 

A segunda revolução industrial ocorreu nas primeiras décadas do século XX e trouxe a produção em massa através de linhas de montagem e a electrificação.
O transporte rodoviário foi fundamental para a sua implementação.

A terceira revolução industrial foi a revolução do computador, começando na década de 1960, que nos trouxe o mainframe e a computação pessoal, em seguida, a Internet.

A Globalização é resultado (e factor de desenvolvimento) da Terceira Revolução Industrial.
Iniciado pela economia, o fenómeno da Globalização cresceu com as melhorias do transporte de pessoas e mercadorias, mas a sua principal característica reside no desenvolvimento da informática e da cibernética.
Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais.
Cibernética: Ciência que estuda os mecanismos de comunicação e de controlo nas máquinas e nos seres vivos.

O telefone móvel, as comunicações por cabo ou por satélite e, principalmente, os computadores e a WWW* permitem estabelecer contacto áudio e vídeo em segundos ligando instantaneamente pessoas em diferentes lugares do mundo.
*WWW é a sigla para World Wide Web, que significa rede de alcance mundial, em português ou "teia em todo o mundo" ou "teia do tamanho do mundo“ em tradução literal.

A globalização económica e a massificação dos meios de comunicação produzem um outro fenómeno a aculturação* a nível planetário.
*aculturação
1. Fenómeno pelo qual um indivíduo ou um grupo humano de uma cultura definida entra em contacto permanente com uma cultura diferente e se adapta a ela ou dela retira elementos culturais.
2. Processo através do qual um indivíduo adquire ou se adapta à cultura de determinada sociedade.


Hoje vivemos a Quarta Revolução Industrial, o que afetará os governos, as empresas e as economias de maneiras muito substanciais. Não devemos subestimar as mudanças desta revolução em curso pois há muitas diferenças entre esta e as anteriores. A velocidade vertiginosa a que os acontecimentos agora se sucedem não tem precedentes na História da Humanidade.

Sem comentários: