domingo, 26 de março de 2017

A Cultura do Espaço Virtual (2): O consumo - Consumir para ser



O consumo é a utilização dos rendimentos na compra de bens e serviços necessários à vida tal como hoje a consideramos.

Podemos considerar diferentes tipos de consumo. Seguem-se alguns exemplos:
Consumo essencial e consumo supérfluo
O consumo essencial refere-se à satisfação de necessidades primárias através da aquisição e utilização de bens indispensáveis à nossa sobrevivência, como os alimentos, o vestuário ou a educação.
O consumo supérfluo ou de luxo assenta na satisfação de necessidades secundárias ou terciárias, ou à aquisição e utilização de bens dispensáveis à nossa vida, como os cosméticos ou o tabaco.
Consumo individual e coletivo
A compra de uma camisola ou a ingestão de alimentos por parte de um indivíduo, é considerado consumo individual (satisfaz a necessidade de um indivíduo).
O consumo coletivo satisfaz as necessidades de vários indivíduos (necessidades coletivas). O consumo de serviços de saúde, de educação ou de justiça, constituem exemplos deste tipo de consumo.

Sociedade de consumo é um termo utilizado para designar o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços disponíveis, graças a elevada produção.

Algumas características da sociedade de consumo:
Para a maioria dos bens, a sua oferta excede a procura, levando as empresas a recorrerem a estratégias de marketing agressivas e sedutoras que induzem o consumidor a consumir, permitindo-lhes escoar a produção.
Os padrões de consumo estão massificados e o consumo assume as características de consumo de massas.
O consumo de alguns produtos como forma de integração social.
Existe uma tendência para o consumismo (um tipo de consumo impulsivo, descontrolado, irresponsável e muitas vezes irracional).
As multinacionais estão atentas à dicotomia consumo/produção criando constantemente novas marcas e novas modas que expõem aos consumidores através de agressivas campanhas publicitárias.
A publicidade faz com que o consumidor sinta necessidade de obter produtos de consumo, sejam eles essenciais ou supérfluos.
O poder de compra (poder de consumo) define a diferença entre ricos e pobres que se distanciam cada vez mais. 

Será aconselhável encontrar formas mais equilibradas de redistribuição da riqueza lutando contra a pobreza.

Desse modo poderemos consumir e ser e não consumir para ser.

http://www.stevecutts.com/ 

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