domingo, 26 de março de 2017

A Cultura do Espaço Virtual (1)



O tempo sobre o qual incide este módulo é já o presente.

Nos anos 60 do século XX, o mundo dividia-se em dois grandes blocos político-económicos: o bloco capitalista liberal, liderado pelos EUA e o comunista, liderado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Os blocos rivais batiam-se em guerras um pouco por todo o globo apoiando facções inimigas de acordo com os seus interesses políticos e económicos. Foi o período da designada Guerra Fria, entre o fim da 2.ª Guerra Mundial e a queda do Muro de Berlim.
Em 1989 a queda do Muro de Berlim marcou o fim do bloco comunista. O Muro era o símbolo da Guerra Fria e havia sido construído em 1961.

Nos anos 60 deu-se o movimento de descolonização, iniciado após a 2.ª Guerra Mundial. Este movimento viria a terminar nos anos 70 com a independência das colónias portuguesas em África.
No entanto, muitos dos novos países nascidos na ex-colónias continuam, ainda hoje, com graves défices de desenvolvimento social e económico. Muitos destes países formam o designado Terceiro Mundo*.
*Terceiro Mundo é um termo da Teoria dos Mundos para descrever os países que se posicionaram como neutros na Guerra Fria, não se aliando nem aos Estados Unidos nem à União Soviética.
O conceito mais amplo do termo pode definir os países em desenvolvimento e subdesenvolvidos, ou seja, os que possuem uma economia ou uma sociedade pouco ou insuficientemente avançada.
A  maioria destes países continua dependente das tecnologias, dos produtos industriais e do apoio financeiro e humanitário do chamado mundo desenvolvido que, no entanto cobiça e explora as suas matérias-primas

Em muitos destes países existem conflitos étnico-culturais ou religiosos que estão na origem de sangrentos e intermináveis conflitos armados.
Estes conflitos põem em causa a estabilidade local e internacional e estão, em alguns casos, relacionados com o terrorismo internacional, um dos maiores flagelos do mundo contemporâneo.

Na década de 60, o enriquecimento económico era, como hoje, a prioridade das nações mas a industrialização entrou noutra etapa de evolução apostando em novas tecnologias.
As grandes empresas multinacionais dominam a economia e impõem uma visão transnacional dos mercados (globalização económica) e estão na origem da imposição do neoliberalismo*.
*Neoliberalismo - Sistema económico que adapta o liberalismo oitocentista às condições económicas do mundo globalizado. Defende a restrição do papel do estado na regulação do sistema e impõe a livre concorrência e a iniciativa privada.

As grandes empresas apoiam-se na inovação tecnológica que transformam os métodos e processos de produção que cada vez necessitam de menos mão-de-obra humana.

Nos países industrializados a classe operária é cada vez mais diminuta. Muitas fábricas deslocam a sua produção para países subdesenvolvidos onde as leis laborais são praticamente inexistentes.

A ciência e a técnica tornaram-se indispensáveis no nosso quotidiano.
Em nenhuma outra época a vida humana esteve tão dependente da tecnologia.

Sem comentários: