quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A Cultura da Gare: 4 - A Europa das linhas férreas



As linhas férreas eram utilizadas, desde o século XVIII, na atividade mineira e nas pedreiras.
Foi o engenheiro de minas inglês George Stephenson (1781-1848) que criou a primeira linha férrea para uso comercial e faz surgir assim o comboio a vapor e os caminhos de ferro.
Juntamente com a navegação a vapor, os caminhos de ferro contribuíram para a chamada Revolução dos Transportes.

A Inglaterra foi pioneira nesta revolução.
Em 1840 foram construídos mais de 8854 km de caminhos de ferro por todo o mundo mesmo na América Latina, no Japão, na China e em África.
O caminho-de-ferro contribuiu para:
-          o desenvolvimento da economia permitindo a circulação dos produtos industriais e agrícolas em larga escala. Maior circulação significava mais comércio, mais riqueza, mais investimento nos meios de produção;
-           avanço  industrial através de mais pesquisa tecnológica e científica;
-           nascimento de novas cidades e desenvolvimento arquitetónico e urbanístico das cidades antigas;
-           construção de novas infraestruturas como pontes, viadutos, túneis, apeadeiros e gares;
-          deslocação constante e rápida de produtos e pessoas entre as cidades, as zonas industriais e rurais, minorando o isolamento e encurtando distâncias;
-           aumento da mobilidade geográfica e social das populações com deslocações rápidas e a baixo custo;
-           aparecimento de novos empregos e profissões;
-           rapidez na circulação de informação devido ao serviço de correio;
-           avanço cultural através da circulação de informação (as companhias de teatro fazem tournées nacionais e internacionais).
-           controlo militar e estratégico proporcionando aos exércitos intervenções mais rápidas.

Entre 1864 e 1891 os comboios deram a volta ao mundo.
Primeiro nos Estados Unidos da América.
Oitenta e três horas após deixar a cidade de Nova Iorque – costa leste –, uma composição ferroviária da Transcontinental Express chega a São Francisco – costa oeste – no dia 4 de junho de 1876, percorrendo 2775km.

Na Rússia o comboio Transiberiano viria a percorrer uma linha de caminho-de-ferro com 9288km de extensão.
Ainda hoje é uma viagem que fascina muita gente pelo mundo fora.

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