quarta-feira, 28 de setembro de 2016

A Cultura da gare : 3 - Admirável Mundo Novo

Como consequência do êxodo rural deu-se um grande aumento demográfico nas cidades.
Lentamente as condições de vida foram melhorando devido ao desenvolvimento urbano.
O proletariado fabril cresceu, a sociedade burguesa, industrial e urbana consolidou-se originando aquilo que designamos por classe média.

A instrução primária generalizou-se, a imprensa difundiu-se.

Devido ao racionalismo laico* e ao positivismo** desenvolve-se a ideia de o Homem é o único factor de progresso.

Racionalismo laico*
Defende que os assuntos religiosos devem pertencer somente à esfera privada do indivíduo. Separa os assuntos religiosos dos assuntos do Estado.

Positivismo**
O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro.

Em meados do século XIX dá-se a designada 2ª revolução industrial que envolveu uma série de desenvolvimentos na indústria química, elétrica, petrolífera e do aço.

A 3ª Revolução Industrial terá início em meados da década de 1940, logo após a 2ª Guerra Mundial. É um processo com a liderança dos EUA, que se tornou a grande potência económica e militar. Tem como principal característica a informatização progressiva das tecnologias utilizadas no sistema de produção industrial.

Isto significou um grande desenvolvimento tecnológico que teve como consequência o surgimento de importantes invenções que viriam a transformar profundamente o modo de vida das populações dos países europeus e da américa.

A rapidez e a qualidade da informação melhoraram enormemente!
A capacidade de comunicar à distância (telégrafo, telefone) ou a de transportar pessoas, bens e informação escrita (comboio, barcos a vapor) contribuiu para uma mais vasta difusão de bens culturais.

O sistema de governação tende a ser democrático.

Sob a forma de monarquia constitucional  ou de repúblicas onde o poder é exercido por deputados eleitos por sufrágio representando diferentes partidos políticos que defendem diferentes pontos de vista.

Sem comentários: