domingo, 3 de março de 2013

Roma 8 - Escultura


Estátuas Equestres
Estas estátuas eram colocadas em espaços de grande visibilidade (nas termas, nos fóruns e outros espaços de grande afluência de cidadãos).
Ao longo dos tempos foram desaparecendo  por várias razões e a estátua equestre do Imperador Marco Aurélio foi a única do género a chegar até aos nossos dias.

Ao longo dos séculos muitas estátuas equestres decoraram fóruns, mercados e teatros do Império Romano.
As que não foram destruídas por inimigos políticos em tempos antigos foram recicladas em eras posteriores por pessoas que estavam mais interessadas no metal do que na arte.
Esta estátua sobreviveu intacta porque se acreditava ser o retrato de Constantino, um imperador cristão.

O Imperador enverga o manto de general. O braço direito está esticado, saudando as suas tropas após a vitória numa batalha ou para impor a paz. É uma imagem com uma forte carga simbólica, erigida para vangloriar o chefe, mostrando toda a sua imponência.

O relevo teve fins ornamentais, comemorativos e narrativos ou históricos.
Os seus temas vão desde a História de Roma aos aspectos mais vulgares da vida do quotidiano.
 Crianças brincando com nozes, relevo esculpido em mármore num sarcófago*, séc. III a.C.

Significado de Sarcófago*
s.m. Túmulo onde os antigos encerravam os corpos que não queriam incinerar: sarcófagos egípcios ou romanos.

Um arco do triunfo é um tipo de monumento introduzido pela arquitectura romana originalmente utilizado como um símbolo da vitória em uma determinada batalha. Cada arco do triunfo refere uma batalha e um imperador específicos na história romana e sua memória era celebrada através desta construção. 

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