terça-feira, 23 de junho de 2009

Prova 724, 1ª Fase, 2009

Difícil perceber o que para ali vai!


E pronto, a 1ª fase do exame de História da Cultura e das Artes já lá vai.

A prova pareceu-me bastante básica e sem grandes problemas ao nível da interpretação das questões. Houve, no entanto, uma situação que me levantou fortes dúvidas, ao ponto de ter estabelecido contacto telefónico com o GAVE. Refiro-me às imagens que ilustram a questão I-3 que, na minha opinião, não são suficientemente nítidas para servirem de base a uma resposta objectiva e esclarecida. Segundo o responsável pela prova que me atendeu, terei sido o único professor a protestar com aquela situação, facto que terá retirado força à reivindicação de uma forma de compensação na avaliação dessa pergunta.

Outro aspecto que me levantou algumas dúvidas (mas que não debati no tal telefonema) foi a escolha de A Virgem com o Menino e Santa Ana, de Leonardo, para ilustrar uma questão sobre aspectos genéricos da pintura renascentista. Isto porque a pintura em questão é bastante sui generis e não apresenta alguns dos aspectos básicos do Renascimento (perspectiva central, eixo de simetria e distribuição simétrica das formas no espaço, etc.).

É ainda questionável a inclusão, no mesmo grupo de questões, o Grupo II, de temas tão díspares como o Renascimento e a Arte Nova. Enfim, parece que a arte de fazer testes de avaliação não está ao alcance de todos, nem sequer daqueles que pouco mais terão que fazer na vida (se calhar têm muito mais que fazer e eu estou a ser injusto).

Os critérios de correcção podem ser aqui analisados. Sempre dá para ficares com uma noção aproximada da nota a que poderás aspirar.

1 comentário:

anareis disse...

Querida(o) nov(o) amiga(o), estou precisando muito de novos amigos pra me auxiliarem no meu projeto. Estou criando uma minibiblioteca comunitária e outras atividades pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui na minha comunidade carente no Rio de Janeiro,eu sózinha não conseguirei,mas com a ajuda dos amigos sim. Já comprei 120 livros e também ganhei livros até de portugal dos meus amigos dos meus blogs:Eulucinha.blogspot.com ,se quiser pode visitar meus blogs do google,ficarei muito contente. A campanha de doações que estou fazendo pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 ou pode doar livros ou pode doar máquina de costura ou pode doar retalhos,ou pode doar computadores usados. Qualquer tipo de doação será bemvinda é só mandar-me um email para: asilvareis10@gmail.com , eu darei o endereço de remessa. As doações em dinheiro serão destinadas a compra de livros,material de construção,estantes,mesas,cadeiras,alimentos,etc. Se voce puder arrecadar doações para doar ao meu projeto serei eternamente grata. Muito obrigado pela sua atenção