sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Mitologia e Racionalismo (cultura da Ágora 2)






Mitologia grega - é o conjunto de narrativas relacionadas com os mitos dos gregos antigos .

Um mito é uma narrativa simbólica e alegórica da vida dos deuses ou dos grandes enigmas da Natureza, considerados como revelações mágicas e obra de forças sobrenaturais.
O mito procura explicar a realidade, os fenómenos naturais, as origens do Mundo e do homem por meio de narrativas protagonizadas por deuses, semideuses e heróis.

 
Os gregos adoravam vários deuses (politeísmo);
Os deuses gregos são descritos como semelhantes aos seres humanos na forma (antropomorfismo) e nos sentimentos, paixões, defeitos e vícios;
São sempre jovens e belos (mais perfeitos do que qualquer ser humano) e são imortais;
Viviam em família, a maioria no Monte Olimpo, cerca de 30 mil deuses que intervinham na vida dos seres humanos e influenciavam as suas ações.
 
Havia também semideuses, filhos de mãe humana e pai divino (ou vice-versa) dos quais o mais famoso é Hércules, filho de Zeus e Alcmena. E homens que praticavam ações sobre-humanas que assim se tornavam heróis e, como tal, se tornavam imortais.

 
No século VI a.C., em certas colónias gregas, devido ao bem-estar económico e à vivência do ócio (considerado indispensável ao crescimento de um espírito reflexivo e crítico) surgiram alguns pensadores que procuraram explicações coerentes e racionais para as coisas do mundo.
Assim surgiu a Filosofia (amor pela sabedoria).
 Platão e Aristóteles consideram a razão como supremo bem do Homem, valorizam-no como ser racional e humanista convivendo com o pensamento mítico.
 (ver também Sócrates)
 
O racionalismo grego refletiu-se na arte, na política, na educação dos jovens e na própria religião.


Sem comentários: