quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A Cultura da Ágora (1)


Ágora era a praça principal na constituição da pólis, a cidade grega da Antiguidade clássica.

 
No século V a.C. Atenas representa o ponto mais alto de um tempo histórico e artístico da Grécia, a primeira civilização da Antiguidade Clássica  (Período da História que engloba a origem e o desenvolvimento das civilizações grega e romana. Vai desde o 1º milénio a.C. a 476 d.C. (aproximadamente 1500 anos), quando se dá a queda do Império Romano do Ocidente.) da qual somos herdeiros.

 
Após as Guerras Persas a Grécia viveu um tempo de paz.
Atenas (Principal cidade-estado da Grécia Clássica e capital da Grécia contemporânea) tornou-se o centro da Liga de Delos (Coligação militar organizada por Atenas que tinha como principal objetivo a defesa das cidades gregas contra os ataques persas) e caracterizou-se pelo seu peculiar modo de governação: a Democracia (é o nome dado a uma forma de governo adotada na antiga cidade de Atenas, considerada a matriz da democracia moderna.

Embora a democracia possa ser definida como "o governo do povo, pelo povo e para o povo", é importante lembrar que o significado de "governo" e "povo" na Atenas Antiga difere daquele das democracias contemporâneas. 

Enquanto a democracia contemporânea em geral considera o governo um corpo formado por representantes eleitos, e o "povo" (geralmente) como um conjunto de habitantes de uma nação, os atenienses consideravam o "governo" como sendo a assembleia (ekklesia) que tomava decisões diretamente (sem o intermédio de representantes) e o "povo" (geralmente) como os homens atenienses alfabetizados maiores de idade, os cidadãos.

As mulheres, os metecos (eram os estrangeiros residentes nas pólis gregas) e os escravos não faziam parte da ekklesia.).

 
"Em virtude do facto de o Estado ser administrado no interesse das massas e não duma minoria, o nosso regime [político] tomou o nome de Democracia.
(…) a todos, pelas leis, é garantida a igualdade (isonomia)
(…) cada um obtém a consideração [dos outros cidadãos] em virtude do seu mérito pessoal
(…) ninguém é prejudicado pela pobreza
(…) a liberdade é a nossa regra no governo da república
(…) sabemos conciliar o gosto do belo com a simplicidade, o gosto dos estudos com a energia
(…) somos os únicos a considerar o homem que não participa na vida pública como um inútil e não como um ocioso (...)"
Péricles, citado por Tucídides


Aula de 4 de outubro de 2012


A Democracia permitiu o desenvolvimento do pensamento e estimulou a criatividade.
Surgiram muitos artistas talentosos, filósofos e intelectuais.
Em Atenas os cidadãos têm a possibilidade de aprender, de pensar e de viver de um modo atuante e crítico num espaço de liberdade , confiança e prosperidade.

 





 

Sem comentários: