segunda-feira, 8 de maio de 2017

A Cultura do Espaço Virtual (5) - A arte como reflexo (Arte Pop)


A arte do século XX, a partir dos anos 60, muda de forma radical quer na forma quer no pensamento.

É uma arte virada para a vida quotidiana que utiliza o dia-a-dia como fonte de conhecimento e motor para a acção.

A Arte introduz o discurso da banalidade.

Numa sociedade marcada pelo consumo, onde a publicidade ganha cada vez mais espaço (nos meios de comunicação social e nas ruas das cidades), a arte apropria-se de imagens, figuras e objectos que até então não faziam parte do seu universo.

A Arte Pop (abreviatura de “popular”) utilizou uma linguagem figurativa de símbolos, figuras e objectos característicos da cidade e do seu quotidiano.

A temática Pop estava ligada à “cultura popular” e tinha por base imagens retiradas da Banda Desenhada, das revistas e dos jornais, da televisão e do cinema.

Os artistas “pop” utilizaram as técnicas criativas introduzidas pelo movimento Dadaísta aproveitando o desenvolvimento tecnológico para produzirem formas plásticas pouco comuns.

A Arte Pop é o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental.

As formas artísticas mais conservadoras e académicas serão postas em causa através de propostas cada vez mais radicais e chocantes. A inovação e a originalidade passam a ser valores determinantes na classificação dos objectos artísticos contemporâneos.


Os objectos artísticos confundem-se com a vida quotidiana. Os meios de comunicação de massas atribuem a objectos de consumo características que, até então, eram exclusivos da obra de arte.

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