segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A Cultura do Cinema - 2 - Tempos de Mudança

Na segunda metade do século XIX, as circunstâncias históricas, na Europa, haviam definido uma situação onde a “questão operária” se transformou no principal problema social.

O movimento operário começava a organizar-se traduzindo-se num crescendo de greves e manifestações onde eram reivindicadas condições de vida e de trabalho mais dignas e humanas.

Deram-se as primeiras crises económicas do capitalismo industrial e a situação política e social complicou-se um pouco por todos os países europeus a braços ora com revoluções liberais e nacionalistas ora com lutas entre facções mais democráticas  e mais conservadoras.

Vibrantes de actualidade, estes acontecimentos enchiam as páginas dos jornais (em constante expansão no século XIX) levando as novidades a um número cada vez maior de pessoas (lembre-se o progressivo aumento do ensino e da instrução pública, o crescente apelo ao voto e ainda o progresso dos meios de transporte).

Todos estes factos reflectiram-se, como não podia deixar de ser, na produção artística.
O final do século XIX e o início do século XX foram tempos marcados por acontecimentos extraordinários e, em poucos anos, o mundo da arte transformou-se mais radicalmente do que ao longo dos 5 séculos anteriores.


A 1.ª Guerra Mundial (ou Grande Guerra) foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de Julho de 1914 e durou até 11 de Novembro de 1918. O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo.

A mortandade foi em grande parte causada por avanços tecnológicos que permitiram desenvolver armamento cada vez mais letal.

A guerra terminou com a derrota do exército alemão. 


Sem comentários: