quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A Cultura da Gare: 8 - Breve História do Teatro: da Idade Média ao Romantismo (1)



Durante o Renascimento o teatro europeu deixou de ser quase exclusivamente de inspiração religiosa como aconteceu ao longo da Idade Média.
Assumiu-se cada vez mais como "teatro popular", mas já mais "profissionalizado", com a comédia separada da tragédia e com os autores a ganharem importância e independência criativa.

A comédia ganhou novo alento na Itália, graças à influência do folclore, assistindo-se ao apogeu da commedia dell´arte que viria a influenciar vários autores por toda a Europa.

O teatro "nacional" desenvolveu-se, principalmente em Inglaterra e Espanha, evocando as memórias antigas e os feitos e grandezas do passado, misturando o mundo da cavalaria com os clássicos da Antiguidade redescobertos. Isso mesmo pode ver-se em Shakespeare, um autor do seu tempo e dos tempos antigos, com o seu Falstaff, por exemplo.
Falstaff ou 'Sir John Falstaff' é uma personagem cómica criada por William Shakespeare, presente em várias de suas peças. Falstaff é um fanfarrão e um boémio. Em Henrique V, Falstaff é um dos amigos de adolescência do rei que, após a ascensão de Henrique ao trono, acaba por ser desrespeitado e abandonado pelo monarca. Triste e abatido, acaba por morrer numa taverna junto a antigos amigos.

Os adros das igrejas eram entretanto substituídos por novos "palcos", mais profanos, mais concorridos e com públicos mais diversificados: da estalagem às praças, das feiras aos salões reais.
Aparecem as companhias, os géneros, os guarda-roupas e cenários, e até lucro com os bilhetes das peças, por via de investimentos importantes, mecenato ou protecção de actores particulares (por reis, famílias nobres...).

Sem comentários: