A escultura grega cumpriu funções religiosas, políticas,
honoríficas, funerárias e meramente ornamentais.
A escultura grega
evoluiu ao longo dos séculos na forma como representou a figura humana.
Atletas, heróis e deuses foram esculpidos de acordo com conceções
ideais de beleza e harmonia.
O templo era a morada e abrigo do Deus, local onde se
colocava a sua imagem, à qual os fiéis não tinham acesso, pois os rituais eram
realizados ao ar livre, ao seu redor .
Isso explica a maior preocupação com a decoração exterior
do que com a interior.
A escultura está relacionada com a arquitetura, ocupando
espaços, interiores ou exteriores, definidos pelas construções arquitetónicas.
O templo era a morada e abrigo do Deus, local onde se
colocava a sua imagem.
A batalha entre os Lápitas e os centauros simboliza a luta
entre a civilização e a força bruta.
No mito da Gigantomaquia é narrada a luta entre os deuses
olímpicos e os gigantes.
Os deuses venceram estabelecendo a ordem e a harmonia que
triunfam sobre o caos e a destruição.
Reconstituição da estátua original de Palas Atena da autoria
de Fídias. Seria feita em madeira, com
11 metros de altura e coberta de materiais preciosos. A armadura e as vestes cobertas de ouro e a pele de
marfim.
Esta estátua encontrava-se no interior do Pártenon.
A evolução da arte grega divide-se em 3 períodos.
Arcaico – entre os séculos VII e V a.C., um longo
período de procura e aprendizagem.
Clássico – entre os séculos V e IV a.C., período em
que a arte atingiu a sua plenitude.
Helenístico –
a partir do século IV, período em que a arte clássica grega entra em
declínio.
A escultura arcaica
é de nítida influência egípcia.
No entanto, a evolução na forma como representa o corpo
humano é evidente e progressiva.
Este “kouros” em mármore com 1,85m de altura é a pedra
tumular de um jovem que morreu novo ou em combate.
Apresenta uma série de caraterísticas que um século mais
tarde serão a imagem de marca da escultura clássica.
A figura resulta de um minucioso trabalho de observação e
tem pormenores (os cabelos, o colar, os joelhos, a musculatura) que mostram
como os artistas gregos se inspiraram nas obras egípcias mas foram capazes de
ir mais longe na representação do corpo humano.
Estas estátuas eram pintadas.
A época arcaica é um período de procura e aprendizagem.
O Doríforo de Policleto é um dos exemplos máximos da arte
clássica grega.
Policleto concebeu e executou esta segundo regras precisas,
estabelecendo um conjunto de regras para a representação ideal do corpo humano
que registou numa obra (entretanto desaparecida) o “Kanon” de onde resulta a
palavra “cânone” *.
Regra, medida e serenidade.
Ao longo do período clássico a arte grega atingiu a sua
plenitude.
*Cânone
1-Regra geral de onde se inferem regras especiais.2-
Relação, tabela, padrão, norma. 3- lista de santos canonizados pela igreja
católica.
A escultura do período helenístico substitui o idealismo realista pelo naturalismo.
Os artistas passam a representar figuras ou cenas onde a
serenidade clássica dá lugar a um realismo expressivo de caráter dramático e
teatral.
Surgem os grupos escultóricos com composições extremamente
dinâmicas sugerindo movimento e uma grande tensão formal.
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