quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Neoclassicismo (traços MUITO gerais)

Perseu com a cabeça da Medusa, Antonio Canova, 1804-06, mármore, 2,17m de altura

O que é o neoclassicismo?Trata-se de um movimento artístico internacional que surge na segunda metade do séc. XVIII e culmina no período Napoleónico (estilo Império), exercendo posteriormente uma influência decrescente, embora marcando, ao longo do séc. XIX, o estilo oficial de vários países, particularmente a América do Norte (Greek revival).O neoclassicismo surgiu como reacção à artificialidade do rococó e impôs como prática a simplicidade, nas linhas, formas, cores e temas, bem como o aprofundamento de ideias e sentimentos. Inspirou-se nas formas primitivas da arte clássica: o puro contorno linear, a abolição do claro-escuro. Para os escultores neoclássicos, a essência da pureza residia no mármore branco da estatuária grega. No neoclassicismo, o espírito científico, racional e didáctico dos enciclopedistas do Século das Luzes associou-se ao mítico retorno à Natureza propagado por Rousseau. Para os artistas neoclássicos os conceitos de racionalismo e sensibilidade não eram opostos. A compaixão é própria das pessoas virtuosas e a temática neoclássica pretendia exaltar a virtude. Mas tal como a teoria mítica do bom selvagem provou ser utópica, também o foi um estilo que viu na Arte Clássica e nos heróis de Plutarco os modelos de perfeição a reinstalar no mundo.A teoria estética do neoclassicismo foi desenvolvida por Johann Joachim Winckelmann (1717-1768), em 1764, na sua História da Arte da Antiguidade, e teve Roma como centro de divulgação.Para o conhecimento da estatuária antiga contribuíram grandemente as escavações de Herculano, empreendidas em 1748 por Carlos III de Bourbon, Rei de Nápoles. Os resultados foram divulgados entre os amadores por Charles-Nicolas Cochin (1751) e pelo Conde de Caylus (1752), e mais tarde publicados em oito magníficos volumes da Antichità di Ercolano e spaste (1757-1792).

4 comentários:

Frioleiras disse...

Deparei no teu blog ... por mero acaso.

Gostei, gostei mt da fotografia, tb...

Mas parece-me que a "instalação" do neo classissismo nessa época se deveu à instauração, tb de uma nova ordem, era o estilo livre de adjectivos, sp ÚTIL, à imposição de novas ordens, um pouco de "nouveau riche" ... basta ver que os romanos ... imitaram os gregos. Os renascentistas ... imitaram os romanos, via queda do império romano do oriente.. Os neo classicos ... imitaram os renascentistas ... Mussoline, Hitler, Stalin, Franco, e até Salazar (provincianamente..) tb o fizeram. Por fim o neo liberalismo, a era reaganiana, tatcheriana, cavaquista (e eu até não desgosto do Cavaco..) do pós moderno o fez também.... Essa necessidade de "limpar" e engrandecer...

Prefiro ... o barroco, o kitsch, o naif e o piroso e... até o romântico (tenho estado um pouco de relações cortadas com o sec 19...)

Se estou errada diz ...

Silvares disse...

O estilo Neoclássico está relacionado com a ascensão social e política da burguesia após as primeiras grandes revoluções liberais (a Americana e a Francesa)e com a necessidade de estabelecer um discurso estético que se demarcasse claramente dos traços característicos do Barroco e do Rococó, associados ao poder absolutista (o 1º) e à frivolidade da vida das elites aristocráticas (o 2º). Desse modo torna-se moralista e rigoroso na aplicação de conceitos académicos.
O Neoclassicismo coincide também com a afirmação Imperial de Napoleão Bonaparte. Por essa via vai-se enfatizar a sua relação com o passado imperial da Roma antiga e o folclore militarista bem como a grandiosidade esmagadora da sua arquitectura irão seduzir os tiranos de todos os tempos e fazer do Neoclassicismo uma arte algo usurpada e afastada da sua matriz inicial que é o Iluminismo.
É um período bastante interessante mais na forma como a expressão artística está intimamente relacionada com as transformações sociais e políticas e menos nos resultados práticos. A arte Neoclássica surge-nos, hoje, algo enfatuada e pomposa.

Frioleiras disse...

Regresso ... Há procura de novos "posts" teus ... Paraste?

Unknown disse...

que distraída, não sabia deste! Parabéns, que fixe um blog para as tuas aulas!