quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A Cultura da Gare: 7 - O Herói Romântico (esboço de personagem)



Herói (significado)
1.indivíduo que se destaca por um ato de extraordinária coragem, valentia, força de carácter, ou outra qualidade considerada notável;
2.aquele que é admirado por qualquer motivo, constituindo o centro das atenções;
3.CINEMA, LITERATURA protagonista;
4.MITOLOGIA personagem nascida de um ser divino e outro mortal.

O herói romântico é motivado por uma virtual conflitualidade - com os outros, com a sociedade, consigo mesmo – directamente condicionada pela radicalidade com que assume determinados valores românticos”
Dessa forma, este personagem encarna a solidão, a tristeza, a desilusão que, quando ligadas a conflitos amorosos, tendem a resultar em situações de grande tragicidade.
Podemos perceber, portanto, que aquilo que afirmamos ser o típico “herói romântico” é um “mártir do amor”.

Resultando de um conjunto de características excepcionais e invulgares, os heróis românticos apresentam-se como figuras monstruosas que despertam simultaneamente o fascínio e a abjecção.
A repulsa prende-se tanto com questões morais (com uma rejeição/aceitação dos comportamentos dos heróis), como com questões físicas associadas a questões morais.
Trata-se, portanto, de elementos que perturbam a identidade, o sistema e a ordem, destruindo as fronteiras sociais e não respeitando posições definidas, nem regras, nem fronteiras ou limites impostos socialmente.

Sem comentários: