As linhas
férreas eram utilizadas, desde o século XVIII, na atividade mineira e nas
pedreiras.
Foi o
engenheiro de minas inglês George Stephenson (1781-1848) que criou a primeira
linha férrea para uso comercial e faz surgir assim o comboio a vapor e
os caminhos de ferro.
Juntamente
com a navegação a vapor, os caminhos de ferro contribuíram para a
chamada Revolução dos Transportes.
A Inglaterra
foi pioneira nesta revolução.
Em 1840
foram construídos mais de 8854 km de caminhos de ferro por todo o mundo mesmo
na América Latina, no Japão, na China e em África.
O
caminho-de-ferro contribuiu para:
-
o desenvolvimento da economia permitindo
a circulação dos produtos industriais e agrícolas em larga escala. Maior
circulação significava mais comércio, mais riqueza, mais investimento nos meios
de produção;
-
avanço industrial através de mais pesquisa
tecnológica e científica;
-
nascimento de novas cidades e
desenvolvimento arquitetónico e urbanístico das cidades antigas;
-
construção de novas infraestruturas como
pontes, viadutos, túneis, apeadeiros e gares;
-
deslocação constante e rápida de produtos
e pessoas entre as cidades, as zonas industriais e rurais, minorando o
isolamento e encurtando distâncias;
-
aumento
da mobilidade geográfica e social das populações com deslocações rápidas
e a baixo custo;
-
aparecimento de novos empregos e profissões;
-
rapidez
na circulação de informação devido ao serviço de correio;
-
avanço
cultural através da circulação de informação (as companhias de teatro fazem
tournées nacionais e internacionais).
-
controlo
militar e estratégico proporcionando aos exércitos intervenções mais
rápidas.
Entre 1864 e
1891 os comboios deram a volta ao mundo.
Primeiro nos
Estados Unidos da América.
Oitenta e
três horas após deixar a cidade de Nova Iorque – costa leste –, uma composição
ferroviária da Transcontinental Express chega a São Francisco – costa oeste –
no dia 4 de junho de 1876, percorrendo 2775km.
Na Rússia o
comboio Transiberiano viria a percorrer uma linha de caminho-de-ferro com
9288km de extensão.
Ainda hoje é
uma viagem que fascina muita gente pelo mundo fora.
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