As
revoluções políticas, económicas e sociais que analisámos foram acompanhadas de
novas ideias relativamente à relação do Ser Humano com a Natureza e na forma
como essa relação se materializa em manifestações artísticas.
Num período
de tempo compreendido entre o final do século XVII e início do século XVIII,
acompanhando o desenvolvimento técnico e científico que esteve na base da 1ª
Revolução Industrial, estabeleceu-se a arte Neoclássica.
O
Neoclassicismo procurou um tipo de concepção artística que favorecia a
simplicidade e a clareza na busca de formas essenciais (de acordo com o
espírito científico e o Iluminismo).
Foi uma arte
regrada e, de algum modo, severa, procurando equilibrar o virtuosismo técnico
com uma certa idealização da realidade (das formas e dos factos).
A arte
neoclássica inspirou-se na antiguidade greco-romana e foi uma arte
programática, enaltecendo as qualidades sociais, políticas e éticas de um mundo
burguês em ascensão.
As obras
neoclássicas eram como que espelhos de virtude, nos quais os cidadãos se
reviam, aprendiam e confirmavam os objectivos e as qualidades da República.
O período
napoleónico terá marcado o apogeu desta elevação das artes a principais formas
de expressão cultural e de valor social.
A expressão
artística estava condicionada por um juízo de valor emitido por
especialistas. Esses especialistas eram os que ocupavam os lugares mais altos
das Academias. A arte Neoclássica foi uma arte académica (academismo*).
*Significado
de Academismo - Disposição artística que consiste na apreciação ou imitação de
obras que pertencem à Antiguidade Clássica ou a algum tipo de cânone
considerado superior pelos membros da Academia. [Por Extensão] Imitação ou cópia
da produção artística pertencente à escola clássica.
Que não
possui nem demonstra originalidade.
As regras
de representação baseiam-se numa tradição centrada num respeito
absoluto pelos princípios clássicos.
As regras
são impostas pelas Academias.
O Academismo
é por natureza conservador e não admite grandes inovações.
Impõe
um conjunto de temas (conteúdos) e de regras de representação (formas).
Em termos
simples podemos afirmar que o Romantismo será uma reacção contrária ao estilo
Neoclássico, tanto nos temas a abordar quanto na forma de os interpretar.
Assim:
• à
regra unificadora do academismo opõe-se a expressão individualizada;
• à
forma clássica opõe-se a invenção de novas formas;
• ao
conservadorismo opõe-se a inovação;
• aos
temas clássicos (mitos, alegorias, historicismo moralizante) opõem-se o sonho,
a fantasia, temas de cariz popular e literário.
O espírito romântico privilegia uma visão do mundo
centrada no indivíduo.
Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos,
retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de
escapismo.
Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo
iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado
pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.
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