O consumo é a utilização dos rendimentos na compra de bens e
serviços necessários à vida tal como hoje a consideramos.
Podemos considerar diferentes tipos de consumo. Seguem-se
alguns exemplos:
Consumo essencial e consumo supérfluo
O consumo essencial refere-se à satisfação de
necessidades primárias através da aquisição e utilização de bens indispensáveis
à nossa sobrevivência, como os alimentos, o vestuário ou a educação.
O consumo supérfluo ou de luxo assenta na
satisfação de necessidades secundárias ou terciárias, ou à aquisição e
utilização de bens dispensáveis à nossa vida, como os cosméticos ou o tabaco.
Consumo individual e coletivo
A compra de uma camisola ou a ingestão de alimentos por
parte de um indivíduo, é considerado consumo individual (satisfaz
a necessidade de um indivíduo).
O consumo coletivo satisfaz as necessidades de
vários indivíduos (necessidades coletivas). O consumo de serviços de saúde, de
educação ou de justiça, constituem exemplos deste tipo de consumo.
Sociedade de consumo é um termo utilizado para
designar o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de
desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo
massivo de bens e serviços disponíveis, graças a elevada produção.
Algumas características da sociedade de consumo:
Para a maioria dos bens, a sua oferta excede a procura,
levando as empresas a recorrerem a estratégias de marketing agressivas e sedutoras
que induzem o consumidor a consumir, permitindo-lhes escoar a produção.
Os padrões de consumo estão massificados e o consumo assume
as características de consumo de massas.
O consumo de alguns produtos como forma de integração
social.
Existe uma tendência para o consumismo (um tipo de consumo
impulsivo, descontrolado, irresponsável e muitas vezes irracional).
As multinacionais estão atentas à dicotomia consumo/produção
criando constantemente novas marcas e novas modas que expõem aos consumidores através
de agressivas campanhas publicitárias.
A publicidade faz com que o consumidor sinta necessidade de
obter produtos de consumo, sejam eles essenciais ou supérfluos.
O poder de compra (poder de consumo) define a diferença
entre ricos e pobres que se distanciam cada vez mais.
Será aconselhável
encontrar formas mais equilibradas de redistribuição da riqueza lutando contra
a pobreza.
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